Sábado, 09 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Força de Lula na Bahia refletiu na melhora do desempenho de Jerônimo, diz diretora do Datafolha

Política

Força de Lula na Bahia refletiu na melhora do desempenho de Jerônimo, diz diretora do Datafolha

A avaliação bem sucedida do governador Rui Costa (PT) também tem ajudado no desempenho de Jerônimo, diz Luciana Chong

Força de Lula na Bahia refletiu na melhora do desempenho de Jerônimo, diz diretora do Datafolha

Foto: Reprodução/Radio Metrópole

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 15 de setembro de 2022 às 09:03

A diretora do Datafolha, Luciana Chong, disse, nesta quinta-feira (15), que a força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi responsável pela melhora do desempenho eleitoral do candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

"A liderança de Lula é absoluta (na Bahia). A gente já tinha percebido isso na pesquisa anterior, e agora isso se mantém. Uma diferença (de Lula) muito grande em relação a (Jair) Bolsonaro. Isso acabou refletindo no melhor desempenho de Jerônimo. A gente vê que entre, os eleitores do ex-presidente Lula, na primeira pesquisa, 51% votavam, praticamente metade, votam em ACM Neto, só 23% votavam em Jerônimo. Neste levantamento atual, eles se dividem. Estão empatados neste segmento: 42% preferem ACM Neto, e 43% Jerônimo", disse Chong, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metropole.

Segundo ele, a avaliação bem sucedida do governador Rui Costa (PT) também tem ajudado no desempenho de Jerônimo.

"54% de aprovação, de ótimo ou bom, se manteve. A gente já tinha percebido isso na pesquisa anterior. Esse índice positivo de avaliação de Rui Costa acaba beneficiando também o Jerônimo. Entre os eleitores, que aprovam o desempenho de Rui Costa, também há um empate agora entre Jerônimo e ACM Neto, com 42% e 43%. Na pesquisa anterior, ACM liderava neste segmento. De fato, Jerônimo está conseguindo mostrar sua aproximação tanto com Lula quanto Rui Costa, por isso conseguiu melhorar o desempenho", analisou. 

Hostilidade

Luciana Chong também falou que há um crescimento da hostilidade a pesquisadores do instituto. "A gente tem percebido um aumento da hostilidade, e a tentativa de intimidação dos pesquisadores do Datafolha. Fizemos campo essa semana , e percebemos que algumas situação que não aconteciam antes, estão acontecendo", pontuou.

Confira a entrevista na íntegra: