
Política
Jerônimo cita presença feminina, mas anuncia apenas três mulheres para secretariado
Número corresponde a 27% das indicações divulgadas até então

Foto: Divulgação
Dos onze secretários anunciados pelo governador diplomado Jerônimo Rodrigues (PT) nesta sexta-feira (19) para fazer parte da sua gestão, apenas três são mulheres. O número corresponde a 27% das indicações, ou seja, menos de um terço.
Apesar da baixa representatividade, o petista expressou, no evento de anúncio dos secretários, a vontade de uma presença forte de mulheres na sua gestão. No entanto, segundo ele, os partidos enfrentam dificuldades para conseguir indicá-las. Jerônimo não citou quais são os motivos que estariam gerando a dificuldade.
Até então, as secretarias estaduais que serão assumidas por mulheres a partir de 2023 são: a Secretaria da Saúde (Sesab), que será comandada por Roberta Santana; a Secretaria de Educação (Sec), que terá Adélia Pinheiro (PT) à frente; e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com Fabya Reis.
Roberta é chefe de gabinete da Secretaria de Saúde (Sesab) desde 2019 e ocupa funções estratégicas de gestão no governo do estado desde 2007. Adélia é secretária da Sesab desde fevereiro de 2022 e também foi titular da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) entre maio de 2019 e fevereiro deste ano.
Já Fabya foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) em 2016, após atuar em cargos de gestão na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e na Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.