Segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Articulações de Rui Costa para emplacar esposa no TCM tem gerado atritos com aliados, diz jornal

Política

Articulações de Rui Costa para emplacar esposa no TCM tem gerado atritos com aliados, diz jornal

A tentativa de emplacar Aline Peixoto no TCM ampliou e tornou pública as desavenças entre Rui e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT)

Articulações de Rui Costa para emplacar esposa no TCM tem gerado atritos com aliados, diz jornal

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Metro1 no dia 23 de fevereiro de 2023 às 07:32

Ministros de Lula (PT) que já foram governadores e têm se movimentado agora para manter a influência regional estão entrando em atrito com seus sucessores e a própria base do governo. A informação é do jornal O Globo, que traz como caso principal as articulações para a indicação da ex-primeira-dama Aline Peixoto, esposa do ex-governador e agora ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), a um cargo vitalício no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Como já noticiado pelo Metro1, a articulação ampliou e tornou pública as desavenças entre Rui e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT). Na última semana, o senador declarou publicamente ao Metro1 que era contra a indicação da ex-primeira-dama. Durante o Carnaval, Wagner disse que, “por uma questão de conceito”, preferia que a Assembleia Legislativa da Bahia escolhesse um parlamentar para ocupar o cargo de conselheiro do TCM.

Segundo a publicação, a articulação de Rui também gerou embaraços ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). A polêmica candidatura de Aline Peixoto tem gerado também desgaste ao governo Lula, já que Rui Costa é hoje o principal porta-voz da gestão petista no país. Nos bastidores, o próprio presidente da República teria mostrado inconformidade com a pretensão do seu ministro.

A oposição ao PT apresentou a candidatura do ex-deputado Tom Araújo (União). Ele deve ser sabatinado na próxima terça-feira (28), enquanto Aline, que é enfermeira, será arguida no dia anterior, na segunda-feira (27). Como o voto dos parlamentares é secreto na assembleia, há expectativa de eventuais traições na base petista.