Terça-feira, 07 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Presidente da Apex, Jorge Viana chama amigos para darem curso de planejamento

Política

Presidente da Apex, Jorge Viana chama amigos para darem curso de planejamento

Empresa é registrada na Receita Federal como responsável por treinamentos, mas também com atividade como casa de festas

Presidente da Apex, Jorge Viana chama amigos para darem curso de planejamento

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 20 de abril de 2023 às 16:04

Atualizado: no dia 20 de abril de 2023 às 16:04

O presidente da Agência de Promoções de Exportação (Apex-Brasil), Jorge Viana, convidou uma empresa de amigos para promover uma oficina de planejamento estratégico a servidores da área de comércio internacional da instituição.

O acordo foi feito sem contrato. A empresa é registrada na Receita Federal como responsável por treinamentos, mas também com atividade como casa de festas. A H+K Desenvolvimento Humano e Institucional, empresa que organizou a oficina, é do casal Klaus Jurgen Shubert e Heloísa Canto Nogueira, ambos amigos de Viana desde a década de 1990.

A empresa já firmou contratos com prefeituras e governos estaduais nas gestões do PT. De acordo com o Estadão, Jorge Viana, que não tem fluência em inglês, ainda provocou uma mudança no estatuto da Apex-Brasil, para que o presidente da instituição não precisasse da obrigatoriedade do domínio do idioma.