Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid

Política

PF faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid

Os policiais investigam um grupo suspeito de burlar o sistema e inserir dados falsos de vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde

PF faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 03 de maio de 2023 às 07:45

Atualizado: no dia 03 de maio de 2023 às 08:37

Nesta quarta-feira (3), a Polícia Federal fez buscas em um endereço do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e prendeu o ex-ajudante de ordens do antigo chefe do Executivo, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa. Os policiais investigam um grupo suspeito de burlar o sistema e inserir dados falsos de vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

De acordo com a GloboNews, o grupo teria forjado os certificados de vacinação do próprio Jair Bolsonaro e de sua filha, Laura Bolsonaro (12 anos); de Mauro Cid Barbosa, sua esposa e a filha dele; e do deputado federal Guttemberg Reis de Oliveira.

Segundo informações fornecidas pela Polícia Federal à reportagem, essas pessoas foram capazes de obter seus certificados de vacinação e usá-los para contornar as restrições sanitárias impostas pelas autoridades públicas do Brasil e dos Estados Unidos, que visavam prevenir a propagação da doença contagiosa causada pela pandemia de Covid.

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Os agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro.