Terça-feira, 01 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Carballal diz que Jerônimo irá assinar decreto para viabilizar sua nomeação na CBPM

Política

Carballal diz que Jerônimo irá assinar decreto para viabilizar sua nomeação na CBPM

“Jerônimo quer um vereador licenciado trabalhando ao lado dele, não um vereador renunciado”, afirmou o vereador ao Metro1

Carballal diz que Jerônimo irá assinar decreto para viabilizar sua nomeação na CBPM

Foto: Divulgação/CMS

Por: João Tramm no dia 29 de maio de 2023 às 17:05

Atualizado: no dia 30 de maio de 2023 às 21:36

O vereador de Salvador, Henrique Carballal (PDT), disse, nesta segunda-feira (29), que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve assinar um decreto que o permitirá assumir o cargo de presidente na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). 

“Jerônimo quer um vereador licenciado trabalhando ao lado dele, não um vereador renunciado”, disse o Carballal, em entrevista ao Metro1.

Em abril deste ano, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) orientou o governador a não concretizar a nomeação. O motivo estaria relacionado com a Lei das Estatais, que veda ministros, secretários, dirigentes partidários e integrantes do Poder Legislativo, como vereadores e deputados, em cargos de comando de empresas públicas.

O Decreto nº 18.470/18, que regulamenta a Lei das Estatais na Bahia, prevê que a norma deve ser aplicada parcialmente no estado quando se tratar de empresas estatais de menor porte. Só que o decreto não diz o que seria "parcialmente" e pode abrir brecha para Carballal ser nomeado.

Segundo o legislador soteropolitano, Jerônimo teria acionado o jurídico do governo para emitir um novo decreto a fim de esclarecer. Portanto, o pedetista disse que sua posse já é certa e que estaria “aguardando apenas a parte burocrática”.