
Política
Em reunião com Lula, Padilha coloca cargo à disposição para dar exemplo sobre reforma ministerial
Apesar do tom ter sido de brincadeira, Padilha constrange colegas ministros apegados ao cargo

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, teve uma reunião na última terça-feira (25) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aproveitou para deixar o seu cargo à disposição. A conduta, segundo a CNN Brasil, foi uma forma de passar um recado para a seus outros colegas ministros que resistem a uma reforma ministerial.
Já é esperada para esse segundo semestre mudanças na Esplanada dos Ministérios para abrir espaço para o centrão. A expectativa é de que essas trocas sejam com ministros da cota pessoal de Lula ou do PT. Como Padilha é um dos responsáveis pela articulação com o Congresso Nacional, ele decidiu “puxar a fila” oferecendo seu posto ao presidente. Ao fazer isso, o ministro tenta constranger seus colegas que estão demonstrando dificuldade e mostra que a decisão cabe apenas ao presidente.
Padilha se reuniu, na semana passada, com os dois nomes que podem assumir pastas: o líder do Progressistas, André Fufuca (PP-MA), e o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). As mudanças, no entanto, só devem ser confirmadas após Lula se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e em seguida com os nomes que serão escolhidos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.