
Política
Ministro da Casa Civil, Rui Costa será ouvido nesta quarta-feira na CPI do MST
A convocação não foi bem recebida por partidos da base do governo

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investiga a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) receberá os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário.
Rui será interrogado nesta quarta-feira (9), como resultado de um requerimento do deputado Ricardo Salles (PL), relator da CPI do MST. Ele argumenta que o ex-governador da Bahia não se esforçou para impedir invasões de terra pelo movimento.
Salles também pretende que o ministro preste esclarecimentos sobre a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), sob o comando da Casa Civil, em relação ao MST. A convocação não foi bem recebida por partidos da base do governo.
O deputado federal baiano Elmar Nascimento (União) afirmou, durante entrevista à Rádio Metropole, ser contra a convocação. "Não é porque eu sou adversário político do ministro Rui Costa, que eu vou achar correto convocar ele sem nenhum tipo de coisa que demonstre que ele teve participação para contribuir efetivamente com uma política de invasão de terras [...] Não tem nada contra ele, vai chamar, ele vai falar o que quiser e não tem nada para contribuir. Fica uma coisa muito mais midiática do que objetiva. Mesmo como adversário político, achei uma convocação absolutamente inadequada”, declarou Elmar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.