Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 19 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Jerônimo diz que há três linhas de investigação sobre morte de Mãe Bernadete

Política

Jerônimo diz que há três linhas de investigação sobre morte de Mãe Bernadete

Governador afirmou que as teses abordam luta por território, intolerância religiosa e disputa entre facções

Jerônimo diz que há três linhas de investigação sobre morte de Mãe Bernadete

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por: Metro1 no dia 21 de agosto de 2023 às 12:57

Atualizado: no dia 21 de agosto de 2023 às 18:12

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou durante entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (21), que as investigações sobre a morte de Mãe Bernadete, liderança quilombola assassinada aos 72 anos dentro do terreiro onde morava com 12 tiros, seguem três linhas.

Conforme Jerônimo, as teses abordam luta pelo território do Quilombo Pitanga dos Palmares - que não é titulado -, intolerância religiosa e disputa de facções, sendo a última a mais destacada pela Polícia Civil da Bahia.

“Há três teses, uma delas é do território quilombola, há uma expectativa de que esse caso tenha uma relação direta com o território [...] a segunda é a tese da intolerância religiosa, por ela ser uma figura defensora dos povos de terreiro [...] a terceira é a disputa de facções e tem sido na tese da Polícia Civil a mais premente”, disse.

O governador garantiu que exige celeridade nas respostas que envolvem o crime e que os familiares de Mãe Bernadete estão resguardados pelo sistema de inteligência e segurança do estado.

“Nós haveremos de debruçar sobre ela [investigação] numa parceria integrativa com o governo federal, com a Polícia Federal [..] Pedi uma certa celeridade, é claro, com responsabilidade [...] Cuidamos da responsabilidade que o Estado tem que ter quanto ao filho e os netos que presenciaram a morte da sua avó, estamos com o sistema de inteligência e segurança trabalhando fortemente”, declarou.