Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Criticado por favorecer McDonald's, prefeito de Ihéus foi alvo do MPF por beneficiar “grupo do fast-food”

Política

Criticado por favorecer McDonald's, prefeito de Ihéus foi alvo do MPF por beneficiar “grupo do fast-food”

Ao fazer propaganda do McDonald's, gestão de Mário Alexandre disse que se tratava uma parceria público privada

Criticado por favorecer McDonald's, prefeito de Ihéus foi alvo do MPF por beneficiar “grupo do fast-food”

Foto: Ascom Ilhéus/Reprodução

Por: João Tramm no dia 10 de outubro de 2023 às 14:49

Atualizado: no dia 10 de outubro de 2023 às 15:26

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), foi alvo de críticas na última semana por ter divulgado a abertura do McDonald's, rede privada de fast-food, na conta oficial da prefeitura da cidade. Conhecido como Marão, o gestor é alvo de representação no Ministério Público Federal (MPF) por supostamente beneficiar o grupo de empresários que controla o fast-food do município. 

Em 2022, o prefeito firmou uma parceria com a MR Comércio de Alimentos para que fosse feita a requalificação da Praça Castro Alves. Um dos sócios desta empresa é Camilo de Lelis Watson de Souza e Carvalho, que também tem participação na G2 Investimentos, uma das empresas que proporcionou a vinda do McDonalds a Ilhéus. A companhia, junto com o Grupo Chaves, é dona do Ipê Boulevard, espaço em que ainda está sendo construído, mas que já tem a lanchonete como um dos seus principais atrativos.

Ao divulgar a rede de fast-food nas redes sociais, a prefeitura rebateu a crítica afirmando que se tratava de uma parceria público-privada. Esse foi o mesmo argumento usado na requalificação da praça na cidade. O projeto da gestão municipal, batizado de “Adote uma Praça”, é alvo de representação no Ministério Público Federal, que condena a privatização de espaços públicos.

Essas parcerias público-privadas carecem de transparência, e, por isso, o Instituto Nossa Ilhéus pediu o envio dos contratos e dos instrumentos que regulam essa relação, o que não foi atendido. O projeto não contava com apoio da população, tanto que foi também alvo de um abaixo-assinado e protestos. 

Ao Metro1, o professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Felipe de Paulo, afirmou, que na falta de entregas realizadas pelo poder público, o prefeito tenta se valer das ações da iniciativa privada. “A confusão entre público e privado reina nas ações da prefeitura de Ilhéus. A comunicação pública de Ilhéus é tratada como lugar de blogueiragem das empresas”, declarou.