Sábado, 05 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Edson Fachin se declara suspeito e devolve recurso de Lula no STF

Política

Edson Fachin se declara suspeito e devolve recurso de Lula no STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou-se suspeito nesta segunda-feira (21) para julgar o habeas corpus em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede que seja anulada a decisão que suspendeu sua posse como ministro da Casa Civil. Fachin é padrinho da filha de um dos advogados que subscreveram o pedido.[Leia mais...]

Edson Fachin se declara suspeito e devolve recurso de Lula no STF

Foto: Nelson Jr/SCO/STF

Por: Matheus Simoni no dia 21 de março de 2016 às 16:30

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou-se suspeito nesta segunda-feira (21) para julgar o habeas corpus em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede que seja anulada a decisão que suspendeu sua posse como ministro da Casa Civil. Fachin é padrinho da filha de um dos advogados que subscreveram o pedido. Com isso, o recurso de Lula volta para as mãos do presidente da corte, Ricardo Lewandowski, para nova distribuição.

O ministro havia sido escolhido para ser o relator do habeas corpus em que o ex-presidente contesta a decisão do ministro Gilmar Mendes de sustar os efeitos de sua nomeação para a Casa Civil. No fim de semana, a defesa do petista recorrera ao STF sob a alegação de que a decisão de Gilmar teria de ser anulada e o caso ser remetido ao relator do processo da Operação Lava Jato na corte, Teori Zavascki.