Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Política

Ministro Carlos Fávaro é exonerado da Agricultura para votar em pautas do governo no Senado

Segundo decreto, demissão aconteceu a pedido de Fávaro

Ministro Carlos Fávaro é exonerado da Agricultura para votar em pautas do governo no Senado

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 22 de novembro de 2023 às 08:08

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), foi exonerado do cargo para retornar ao posto de senador e poder participar de votações. 

A demissão foi publicada em edição do Diário Oficial da União, desta quarta-feira (22). O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informa que a demissão se deu a pedido de Fávaro.

Em fevereiro deste ano, Fávaro já tinha sido exonerado, junto a outros 12 ministros com cargos legislativos, a fim de reforçar a votação de aliados do governo na disputa pelas presidências do Senado e da Câmara dos Deputados.

Atualmente, o Senado está discutindo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões individuais e pedidos de vista no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação do mérito da proposta foi adiada pelo presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD) para esta quarta.

Além disso, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve votar nesta quarta duas propostas do pacote de Fernando Haddad (PT) para garantir a meta fiscal de 2024: a das apostas esportivas e a da tributação de offshores e fundos exclusivos.

A cadeira de Fávaro no Senado foi ocupada pela suplente Margareth Buzetti (PSD), enquanto ele esteve à frente do Ministério da Agricultura. Ela deve retomar o cargo se Fávaro for renomeado para o comando da pasta.