Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula embarca para COP28 em Dubai, agenda oficial inclui passagem por mais três países

Política

Lula embarca para COP28 em Dubai, agenda oficial inclui passagem por mais três países

Na comitiva presidencial estão vários ministros, incluindo Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores

Lula embarca para COP28 em Dubai, agenda oficial inclui passagem por mais três países

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 27 de novembro de 2023 às 18:09

Atualizado: no dia 27 de novembro de 2023 às 18:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, nesta segunda-feira (27), para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele ainda visitará Arábia Saudita, Catar e Alemanha para tratar de temas de interesse do país e se reunir com empresários, na busca de investimentos para o Brasil. Com a viagem de Lula, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, assume o comando do país. 

Na comitiva presidencial estão vários ministros, incluindo Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores, além da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e convidados.

A COP 28 deverá fazer um balanço da implementação do Acordo de Paris, estabelecido na COP 21, em 2015. O Brasil deverá endossar o compromisso de manter o aumento da temperatura média global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, além de cobrar recursos para reparação e para uma transição justa para os países em desenvolvimento. 

A retomada das viagens internacionais ocorre dois meses após Lula se submeter a uma cirurgia para restaurar a articulação do quadril. Nesse período, o presidente cumpriu agendas apenas em Brasília. No retorno ao Brasil, Lula recepciona os chefes de Estado do Mercosul, na cúpula que será realizada em 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. Antes da viagem, Lula anunciou que encaminhou ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Flávio Dino (PSB) para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para o posto de procurador-geral da República.