Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 24 de fevereiro de 2024

Política

Lula se reúne com príncipe herdeiro da Arábia Saudita para atrair investimentos dos fundos árabes

De acordo com o Itamaraty, o presidente quer atrair investimentos estrangeiros

Lula se reúne com príncipe herdeiro da Arábia Saudita para atrair investimentos dos fundos árabes

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 28 de novembro de 2023 às 18:32

Atualizado: no dia 28 de novembro de 2023 às 18:45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (28) com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman. Em viagem oficial nesta semana ao Oriente Médio, Lula fez a primeira parada em Riad, capital da Arábia Saudita.

O encontro aconteceu no Palácio Real Al Yamamah e depois da conversa entre os dois líderes, houve uma reunião ampliada, com a presença de ministros e autoridades dos dois países. Lula tem interesse em atrair investimentos dos fundos árabes, financiados com recursos da exploração de petróleo, para obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com o Itamaraty, o presidente quer atrair investimentos estrangeiros e também deve discutir durante a viagem temas como a revisão do acordo entre Mercosul e União Europeia e a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Lula deve seguir na quinta-feira (30) para Doha, onde participará de fórum com empresários e se encontrará encontro com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, autoridade máxima do país. Um dos temas que devem ser abordados, conforme o Itamaraty, é a guerra entre Israel e Hamas, já que o Catar ajudou a intermediar a trégua no conflito para liberação de reféns.