Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Política

Mais um assessor acusa André Janones de promover esquema de "rachadinhas" no gabinete

Parlamentar é investigado pela Polícia Federal desde 2021 por esquema de rachadinha durante seu primeiro mandato, em 2019

Mais um assessor acusa André Janones de promover esquema de "rachadinhas" no gabinete

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 29 de novembro de 2023 às 11:39

Atualizado: no dia 29 de novembro de 2023 às 12:00

Mais um ex-assessor do deputado federal André Janones (Avante) acusou o parlamentar de promover um esquema de rachadinhas em seu gabinete. Fabrício Ferreira de Oliveira trabalhou no gabinete entre fevereiro de 2019 a setembro de 2022, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

“A maioria dos que ganhavam um salário alto repassava de volta parte do que recebia [...] Eles [os assessores que trabalhavam nos estados] colocavam esse dinheiro em espécie em um envelope e iam para Brasília. É só a Polícia Federal quebrar o sigilo de todos os assessores para ver a dinâmica desses saques", afirmou Fabrício Oliveira, ao afirmar que o repasse era feito em dinheiro vivo.

O ex-assessor ainda chegou a fazer uma denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais em 2022, a qual foi enviada pelo órgão à Procuradora-Geral da República. As acusações contra Janones tramitam desde maio de 2023 no Supremo Tribunal Federal (STF), com a relatoria do ministro Luiz Fux.

Quem também acusou Janones de incentivar rachadinhas em seu gabinete foi Cefas Luiz. Segundo ele, a responsável por manejar o dinheiro coletado pelos funcionários era a atual prefeita da cidade de Ituiutaba, em Minas Gerais, que também trabalhou como assessora de André Janones. "Leandra Guedes era namorada e assessora dele na época", disse.