Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 03 de março de 2024

Política

PEC que limita participação de militares em eleições é aprovada em comissão do Senado

Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), foi encarregado de ser o autor da PEC

PEC que limita participação de militares em eleições é aprovada em comissão do Senado

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 29 de novembro de 2023 às 17:25

Atualizado: no dia 29 de novembro de 2023 às 17:48

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda as regras para que militares participem das eleições foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (29). A iniciativa obriga os integrantes das Forças Armadas a irem para reserva para poderem se candidatar a cargos eletivos. A proposta ainda precisa ser analisada pelo plenário da Casa.

O texto foi aprovado por uma votação simbólica, ou seja, sem o registro nominal dos votantes. Mesmo assim, os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sérgio Moro (União-PR) resolveram se manifestar contra a proposta.

A  PEC foi idealizada pelo Ministério da Defesa, comandado por José Múcio, e é uma maneira do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de reagir à politização das tropas, algo intensificado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), foi encarregado de ser o autor da PEC. Ex-ministro da Defesa, o petista tem boa interlocução com integrantes das Forças Armadas.