Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Política

Jequié: Zé Cocá mantém favoritismo, mas oposição se articula para impedir reeleição do prefeito

Principal opositor do mandatário municipal é o deputado federal Antônio Brito, que prepara um nome para disputar contra Zé Cocá

Jequié: Zé Cocá mantém favoritismo, mas oposição se articula para impedir reeleição do prefeito

Foto: Divulgação e Redes Sociais

Por: Laisa Gama no dia 03 de dezembro de 2023 às 07:30

Quem comanda hoje Jequié, cidade no interior do estado com mais de 150 mil habitantes, é Zé Cocá (PP), eleito em 2020 e que irá se candidatar à reeleição. Se a situação permanecer a mesma, ele terá grandes chances de se manter na gestão municipal. Por outro lado, a oposição já deu início à mobilização para desbancar o atual prefeito.

Zé Cocá tem na sua base política o União Brasil, PDT, PSDB, Cidadania, e busca o apoio de mais cinco partidos para fortalecer sua aliança em 2024. “Temos um trabalho muito bem organizado. E contamos com o apoio do PV, que, mesmo na federação com PT e PCdoB, anunciou o apoio a nós”, afirmou Zé Cocá ao Metro1.

Aliados do prefeito afirmam que sondagens internas indicam uma avaliação positiva. Zé Cocá havia condicionado sua postulação à reeleição ao apelo popular de sua permanência no poder municipal.

Outro lado 

O principal adversário do atual prefeito é o deputado federal Antônio Brito (PSD). Ele foi o parlamentar mais votado na região no ano passado e prepara um nome para lançar candidato e derrubar Zé Cocá. Um dos nomes que tem sido cotado é Alexandre Iossef, conhecido como Alexandre da Saúde, cunhado de Brito.

O PT também está discutindo a formação de uma chapa na cidade. O presidente do partido na Bahia, Éden Valadares, afirmou ao Metro1 que a sigla buscará a unidade do grupo político para a disputa municipal. Embora o nome do deputado estadual Euclides Fernandes tenha circulado, Éden Valadares esclareceu que ele não colocou seu nome à disposição para uma futura pré-candidatura. "Mas ele tem ajudado muito nesse processo de construção da unidade", afirmou.

O PL planeja novamente disputar a prefeitura em 2024. Na última eleição, o candidato escolhido foi James Meira, que ficou em segundo lugar com 34,63% dos votos válidos. Para 2024, o partido pretende uma escolha mais abrangente, envolvendo diferentes forças políticas. “Nosso propósito é fazer a melhor representação possível com pessoas indicadas por essas forças políticas. Esse é o nosso propósito em termos de composição para o partido”, afirmou James Meira ao Metro1.

Segundo ele, o nome só será decidido após a janela partidária. Além de James Meira, outros nomes cotados são Abrião Braga, Dr. Maurício e o Tenente Meira (da PM).