Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 01 de março de 2024

Política

Lula afirma não ter sido informado sobre o plano de criação da "Petrobras Arábia"

Antes desse episódio, o plano de investimentos da empresa já havia causado desgaste interno por não incluir eixos considerados estratégicos pelo governo brasileiro

Lula afirma não ter sido informado sobre o plano de criação da "Petrobras Arábia"

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 03 de dezembro de 2023 às 09:11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista coletiva, neste domingo (3), não ter sido informado sobre a intenção de Jean Paul Prates sobre a possibilidade de criar uma subsidiária no Oriente Médio, e destacou que o presidente da estatal tem uma mente "muito fértil". 

“Primeiro, você deve fazer essa pergunta para o Jean Paul Prates, porque eu não fui informado de que a gente vai criar uma Petrobras aqui. Como a cabeça dele é muito fértil, e ele pensa numa velocidade de Fórmula 1 e eu funciono numa velocidade de Volkswagen, eu preciso aprender o que é isso que ele vai fazer”, disse Lula.

Em entrevista a Bloomberg News, o presidente da Petrobras anunciou o início de um estudo para viabilizar a abertura de uma subsidiária na região, denominada “Petrobras Arábia”. Essa declaração gerou desconforto no governo e auxiliares de Lula afirmaram que a postura do chefe da Petrobras foi vista como desrespeitosa por não consultar o presidente sobre o projeto.

Antes desse episódio, o plano de investimentos da empresa já havia causado desgaste interno por não incluir eixos considerados estratégicos pelo governo brasileiro, como a questão dos biocombustíveis. Após reuniões de alinhamento, o projeto foi corrigido. Segundo o Estadão, fontes próximas ao governo afirmam que a  “Petrobras Arábia” não consta do plano estratégico da estatal e foge da lógica do Brasil de produzir e gerar empregos no país.m