Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Política

Marconi Perillo, novo presidente do PSDB, reconhece necessidade da sigla fazer autocrítica

Sem candidato à Presidência na última eleição, o PSDB elegeu apenas 18 deputados federais

Marconi Perillo, novo presidente do PSDB, reconhece necessidade da sigla fazer autocrítica

Foto: Wesley Costa/Flickr Marconi Perillo

Por: Metro1 no dia 04 de dezembro de 2023 às 14:45

Atualizado: no dia 04 de dezembro de 2023 às 15:59

Ex-governador de Goiás, Marconi Perillo foi escolhido como novo presidente do PSDB. Ele assume o cargo com o desafio de reestruturar uma legenda friccionada internamente e enfraquecida no cenário político nacional.

Sem candidato à Presidência na última eleição, a primeira vez desde que o partido foi fundado, o PSDB elegeu apenas 18 deputados federais, além de ter perdido o governo de São Paulo após 28 anos de hegemonia tucana. Em entrevista àrevista Veja, o novo presidente do PSDB falou sobre o desejo de reinserir o partido na cena nacional e da necessidade da sigla fazer autocrítica.

“É preciso chamar à realidade que perdemos muito espaço nos últimos anos. E, se perdemos, foi por causa de alguns equívocos, mas sobretudo por vaidades. É preciso que todo mundo calce as sandálias da humildade e coloque mãos à obra, buscando unidade”, afirmou Perillo.

Perillo ainda falou sobre a preocupação da legenda com as eleições municipais do próximo ano, e afirmou que o governador gaúcho Eduardo Leite é o candidato "natural" da sigla à Presidência em 2026. “Cometemos um equívoco histórico na eleição de 2022 em não lançar candidatura própria. Muitos de nós tivemos dificuldades regionais por não termos tido candidato”, avaliou.