Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Política

Mauro Vieira irá ao Senado após convite de Renan Calheiros para debater crise diplomática

O chanceler deve ir à Comissão de Relações Exteriores do Senado prestar esclarecimentos sobre a crise entre Brasil e Israel, gerada após fala do presidente Lula

Mauro Vieira irá ao Senado após convite de Renan Calheiros para debater crise diplomática

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 20 de fevereiro de 2024 às 14:15

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve ir à Comissão de Relações Exteriores do Senado prestar esclarecimentos sobre a crise entre Brasil e Israel, gerada após fala do presidente Lula, na primeira semana de março. A ida do chanceler foi negociada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O emedebista anunciou ter feito o convite ao chanceler em uma rede social nesta terça-feira (20). Renan Calheiros disse que convidou Mauro Vieira para debater a crise em uma audiência na CRE e que o chanceler se "prontificou" a comparecer na primeira semana de março. "Convidei o chanceler Mauro Vieira para ir à CRE do Senado debater a crise com Israel, responder indagações e dúvidas. O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março, em virtude das agendas do G-20 e outros compromissos internacionais", declarou o emedebista.

O imbróglio teve início no fim de semana, após o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparar os ataques a palestinos na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus, pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Como resposta, o governo israelense declarou Lula persona non grata.