Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Política

Com 113 assinaturas, pedido de impeachment de Lula não deve ser aprovado pela Câmara

Para avançar no parlamento é necessário a aprovação do presidente da Câmara dos Deputados

Com 113 assinaturas, pedido de impeachment de Lula não deve ser aprovado pela Câmara

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 20 de fevereiro de 2024 às 16:19

Atualizado: no dia 20 de fevereiro de 2024 às 16:30

Até a manhã desta terça-feira (20), 113 deputados federais assinaram um requerimento que pede o impeachment do presidente Lula (PT). O pedido se originou após o petista ter comparado a situação em Gaza com o governo nazista de Hitler na Alemanha. 

Contudo, o endosso dos parlamentares tem a intenção de marcar posição e mostrar força política, visto que para um requerimento de impeachment ser aprovado não é preciso ter uma quantidade mínima de assinaturas. 

Um pedido de impeachment depende unicamente da vontade do presidente da Câmara dos Deputados para avançar no parlamento. Na legislatura atual, Arthur Lira (PP-AL). Outros requerimentos já foram apresentados no início do mandato de Lula, mas não chegaram a ser pautados por terem sido arquivados por Lira. Esse movimento deve se repetir em relação a esta denúncia. 

Com autoria de Carla Zambelli (PL-SP), o requerimento alega que a fala do presidente configurou um crime de responsabilidade por ter cometido um “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo de guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade".