Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Política

Governo de Lula empresta avião da FAB para chanceler russo se encontrar com presidente

Empresa que seria responsável por oferecer combustível não pôde devido sanções dos Estados Unidos devido a Guerra na Ucrãnia

Governo de Lula empresta avião da FAB para chanceler russo se encontrar com presidente

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 23 de fevereiro de 2024 às 09:45

Atualizado: no dia 23 de fevereiro de 2024 às 10:03

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emprestou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, viajar do Rio de Janeiro a Brasília para uma reunião com o presidente na quinta-feira (22). As informações são da Folha de S. Paulo.

Lavrov estava no Rio de Janeiro para o encontro com ministros de Relações Exteriores do G20. Antes de chegar ao Brasil, o chanceler também fez parada em Cuba e na Venezuela. 

A previsão é de que ele viajasse a Brasília no avião oficial do governo da Rússia, mas a empresa que fornecia abastecimento na capital federal não iria conseguir ofertas combustível  após sanções dos Estados Unidos devido à Guerra da Ucrânia.

"Acontece que aqui no Brasil praticamente não existem empresas que abastecem aeronaves que não sejam de propriedade de corporações ocidentais. Mas quero destacar a atuação dos anfitriões brasileiros, que fizeram de tudo para resolver essa questão", disse o chanceler de Vladimir Putin, segundo a agência russa de notícias Sputnik.