Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF deve investigar estadia de Bolsonaro em embaixada da Hungria

Política

PF deve investigar estadia de Bolsonaro em embaixada da Hungria

Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times revelou imagens do ex-presidente na embaixada da Hungria dias depois de ter o passaporte apreendido

PF deve investigar estadia de Bolsonaro em embaixada da Hungria

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 25 de março de 2024 às 18:21

As intenções por trás da estadia de dois dias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na embaixada da Hungria, em Brasília, serão investigadas pela Polícia Federal (PF). A informação é do jornal O Globo. 

Nesta segunda-feira (25), o jornal norte-americano The New York Times (NYT) revelou que o ex-mandatário passou pelo menos duas noites no local após ter seu passaporte retido, no dia 8 de fevereiro. O jornal divulgou imagens do ex-presidente nos dias 12 e 13 de fevereiro na embaixada. De acordo com a reportagem, a hospedagem sugere uma estratégia de Bolsonaro para tentar “alavancar a sua amizade” com o primeiro-ministro Viktor Orbán, um político da extrema-direita do país europeu, e tentar escapar de punições da justiça brasileira.

O passaporte de Bolsonaro foi apreendido durante uma operação que apurava uma tentativa de golpe de Estado e tinha o ex-presidente como um dos alvos. Dentro de uma embaixada estrangeira, ele não poderia ser preso, já que prédios consulares estão fora do alcance das autoridades do país.

Investigadores ouvidos pelo O Globo, no entanto, afirmam que ainda é prematuro apontar que o ex-presidente estava tentando escapar da Justiça brasileira. Mas, para eles, será preciso esclarecer a motivação desta estadia. A assessoria do ex-presidente confirmou que ele passou dois dias na embaixada. Em nota, eles alegam que a hospedagem foi a convite para "manter contatos".