Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Diretor da Braskem admite culpa da empresa por danos em Maceió

Política

Diretor da Braskem admite culpa da empresa por danos em Maceió

Arantes depôs nesta quarta-feira em CPI do Senado que investiga o caso

Diretor da Braskem admite culpa da empresa por danos em Maceió

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 10 de abril de 2024 às 18:13

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Braskem ouviu,pela primeira vez, o diretor Marcelo Arantes. Em depoimento, nesta quarta-feira (10), ele reconheceu que a empresa é culpada pelo afundamento de bairros em Maceió, capital de Alagoas. 

"A Braskem tem a sua culpa nesse processo e nós assumimos a responsabilidade por isso”, destacou o diretor da companhia. “Não é à toa que todos os esforços da companhia têm sido colocados para reparar, mitigar e compensar todo o dano causado.”

O relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT-SE), destacou que essa foi a primeira vez que um representante da empresa assumiu a responsabilidade pelo que ocorreu em Maceió. “Isso é algo importante e foi dito pelo próprio representante da Braskem”, destacou.

Entretanto, Arantes, diretor global de pessoas, comunicação, marketing e relações com a imprensa da petroquímica, não respondeu a maioria das perguntas feitas na sessão, se limitando a falar que desconhecia a informação.Segundo ele, as perguntas mais técnicas sobre recursos destinados aos investimentos ou a pressurização das minas deveriam ser feitas ao vice-presidente da companhia, Marcelo Cerqueira.

Em depoimento realizado nesta terça-feira (9), na Comissão, os representantes das vítimas denunciaram que elas foram obrigadas a vender os imóveis para Braskem por baixos valores e com baixas indenizações por danos morais. Disseram ainda que os Ministérios Públicos Federal e Estadual, assim como as defensorias, teriam atuado em favor da mineradora.