
Política
"É um debate pertinente", diz Eduardo Leite sobre possível adiamento das eleições municipais no RS
Segundo o governador, disputa eleitoral pode afetar a recuperação do estado após enchentes

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), admitiu que levará "alguns meses" para que a vida da população no estado volte a "algo perto do normal". Além disso, o mandatário sugeriu o adiamento das eleições municipais no estado, programadas para outubro deste ano.
A declaração foi feita durante entrevista ao jornal O Globo. Para Leite, a troca de gestão nas prefeituras do RS pode “atrapalhar o processo” de reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes desde o final de abril.
"Ainda é um pouco cedo, mas também não vai poder retardar muito essa discussão. Junho já é um momento pré-eleitoral e em julho se estabelecem as convenções. [O adiamento] É um debate pertinente. O Estado estará em reconstrução, ainda em momentos incipientes, em que trocas de governos municipais podem atrapalhar esse processo. O próprio debate eleitoral pode acabar dificultando a recuperação", declarou.
O governador também afirmou que bairros e trechos inteiros de cidades terão que ser reconstruídos em outras localidades. "Serão ainda muitas semanas de trabalho para o retorno de algo próximo da normalidade para uma parcela substancial da população e ainda alguns meses até que a gente chegue a algo efetivamente próximo do normal para todo mundo."
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.