Domingo, 01 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Pacheco marca para o dia 8 de outubro votação de Galípolo à presidência do BC

Política

Pacheco marca para o dia 8 de outubro votação de Galípolo à presidência do BC

Pacheco justificou a marcação da votação para o início de outubro devido ao esvaziamento do Congresso Nacional causado pelas eleições municipais

Pacheco marca para o dia 8 de outubro votação de Galípolo à presidência do BC

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 05 de setembro de 2024 às 12:22

Atualizado: no dia 05 de setembro de 2024 às 18:02

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou, na quarta-feira (4), no plenário da Casa, que a votação da indicação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC) será realizada em 8 de outubro.

Pacheco justificou a marcação da votação para o início de outubro devido ao esvaziamento do Congresso Nacional causado pelas eleições municipais. Desta forma, o dia 8 de outubro, ou seja, na terça-feira que sucederá ao primeiro turno das eleições municipais, será mais proveitoso para Galípolo estar com todos os representantes do Senado. Atual diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo foi indicado pelo presidente Lula para assumir a presidência do Banco Central a partir de 2025, sucedendo a Roberto Campos Neto, cujo mandato termina em 31 de dezembro deste ano.

“Quero destacar o nosso reconhecimento sobre a boa qualidade do indicado, o qual conviveu conosco aqui, inclusive em discussões relevantes como a da reforma tributária. E, naturalmente, nesse tempo, terá o Gabriel Galípolo a oportunidade de estar com todos os senadores e senadoras para apresentar o seu pensamento sobre a política monetária, os seus pensamentos para o Banco Central do Brasil”, afirmou o senador.

A sabatina do diretor de política monetária do BC no Legislativo deve acontecer antes da data de votação, a pedido do próprio Pacheco ao senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Os senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Esperidião Amin (PP-SC) pediram a Pacheco que a votação seja marcada para a terceira semana de outubro, para permitir que o indicado se reúna com todos os senadores, especialmente os da oposição. Até agora, a solicitação não foi atendida. Já os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) apoiaram a decisão de Pacheco e elogiaram Gabriel Galípolo.