
Política
Conselho de Ética vai pagar passagem para Fernando Baiano depor em Brasília
O vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu atender o pedido de compra de passagem para que o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, e advogado do dele para Brasília, onde ocorrerá o depoimento dele no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. [Leia mais...]

Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo
O vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu atender o pedido de compra de passagem para que o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, e advogado do dele para Brasília, onde ocorrerá o depoimento dele no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Baiano é acusado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público de ser um dos operadores de propina da Petrobras para o PMDB e é uma das testemunhas indicadas por Marcos Rogério (DEM-R), relator do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O presidente do conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), tinha anunciado que se até 12h30 desta segunda-feira (25) não houvesse resposta da Mesa Diretora da Casa, ele mesmo arcaria com os custos do deslocamento de Baiano, de Curitiba, onde está preso, para Brasília. O depoimento foi confirmado para as 14h desta terça-feira (26). No último dia 7, outro delator da Lava Jato, o empresário Leonardo Meirelles, dono do laboratório Labogen, custeou com recursos próprios sua viagem de São Paulo a capital federal para depor no mesmo caso e responder perguntas sobre a ligação de Cunha com contas secretas mantidas no exterior.
Eduardo Cunha é alvo de uma representação que pede a cassação de seu mandato por suspeita de ter mentido à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em março do ano passado, quando disse que não tinha contas no exterior. Documentos do Ministério Público da Suíça revelaram a existência de contas ligadas a ele naquele país. Cunha nega ser dono das contas, que, segundo ele, são administradas por trustes, e afirma ser o "usufrutuário" dos ativos mantidos no exterior.
Na semana passada, Cunha declarou que seria desperdício de dinheiro público arcar com as despesas para a levar Baiano do Rio de Janeiro a Brasília porque considera que o lobista não tem nenhuma relação com o seu caso no Conselho de Ética.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.