Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Motta comunica STF sobre decisão da Câmara que suspende processo contra Ramagem

Política

Motta comunica STF sobre decisão da Câmara que suspende processo contra Ramagem

Plenário da Casa aprovou resolução que susta a ação contra o parlamentar no inquérito sobre o plano de golpe

Motta comunica STF sobre decisão da Câmara que suspende processo contra Ramagem

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 08 de maio de 2025 às 15:38

A Câmara dos Deputados oficializou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão de suspender a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado no inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou o ofício ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, na manhã desta quinta-feira (8). O documento informa a aprovação do projeto de resolução que susta integralmente a ação penal — e que, segundo interpretação de parte dos parlamentares, poderia até alcançar outros investigados, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros e militares, apesar de críticos apontarem inconstitucionalidade na medida.

A proposta, apresentada pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL), foi aprovada em plenário por 315 votos a 143, sem possibilidade de emendas nem debate. “Encaminho, em anexo, cópia do avulso da matéria, que foi autuada na Câmara dos Deputados como Sustação de Andamento de Ação Penal n. 1/2025, da Resolução pertinente e das notas taquigráficas e da ata da sessão em que se procedeu à discussão e votação em Plenário da matéria”, diz o documento assinado por Motta.

Mesmo mencionando a existência de discussão, a votação ocorreu sem debates ou intervenções, o que gerou críticas da base governista. Segundo Motta, o Regimento Interno não prevê esse tipo de trâmite para requerimentos dessa natureza. Por isso, não foram aceitos pedidos de adiamento ou retirada da pauta.