
Política
MST ocupa fazenda ligada a Michel Temer em São Paulo
Segundo líderes do movimento, o objetivo da ocupação é denunciar "as conspirações golpistas de Temer, muitas vezes articuladas de dentro da propriedade". Coma a ação, os Sem Terra também recolocam a pauta da Reforma Agrária em todo país. [Leia mais...]

Foto: Divulgação / MST
Cerca de mil famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam a fazenda Esmeralda, no interior de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (09). De acordo com informações divulgadas pelo grupo, a fazenda é ligada ao vice-presidente Michel Temer (PMDB). Segundo líderes do movimento, o objetivo da ocupação é denunciar "as conspirações golpistas de Temer, muitas vezes articuladas de dentro da propriedade". Coma a ação, os Sem Terra também recolocam a pauta da Reforma Agrária em todo país.
A fazenda tem cerca de 1500 hectares, fica entre os municípios de Duartina, Fernão, Gália e Lucianópolis. O MST afirma também que não existe registros de documentos em nome do peemedebista e, apesar disso, "é recorrente para os moradores da cidade a noção de quem é o verdadeiro dono da área". Segundo relatos, quando o vice-presidente chega na fazenda para participar de articulações regionais e nacionais do PMDB, é reconhecido com a expressão “o homem está aí”.
Os manifestantes denunciam ainda o cultivo de eucalipto na propriedade, chamado de “deserto verde pela atuação maléfica ao solo". Além dos prejuízos ambientais, o agronegócio praticado ali já foi denunciado pelo Ministério Público do Trabalho como forma de agressão aos direitos trabalhistas, quando foram realizadas na área diligências que identificaram trabalho em condições análogas à escravidão.
“A ocupação dessa fazenda é para denunciar a intervenção do agronegócio na articulação do golpe. Estamos aqui para denunciar as ligações escusas de Michel Temer com o proprietário da fazenda e sua empresa de fachada para arregimentar propina", afirmou Kelli Mafort, da Direção Nacional do MST.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.