Sexta-feira, 23 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Além de Moraes, Trump avalia sanções para outras autoridades brasileiras

Política

Além de Moraes, Trump avalia sanções para outras autoridades brasileiras

Medidas seriam aplicadas com base na Lei Magnitsky e em decisões envolvendo redes sociais

Além de Moraes, Trump avalia sanções para outras autoridades brasileiras

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 23 de maio de 2025 às 09:04

Atualizado: no dia 23 de maio de 2025 às 09:08

O governo de Donald Trump avalia estender as sanções econômicas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para outras autoridades do Judiciário brasileiro. Entre os nomes cogitados estão o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o decano do Tribunal Gilmar Mendes. 

A possibilidade de sancionar Moraes foi mencionada publicamente pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Rubio, durante audiência no Congresso em 21 de junho. As informações são de Malu Gaspar, de O Globo.

“Isso está sob análise no momento e há uma grande possibilidade de que aconteça”, afirmou o secretário de Estado, em resposta a um questionamento do deputado republicano Corry Mills, da Flórida. Os bolsonaristas tentam convencer o governo Trump de que decisões de Moraes, como a suspensão de perfis em redes sociais, afetaram cidadãos americanos, como o caso da plataforma X, controlada por Elon Musk.

A estratégia visa desgastar o Supremo e o Judiciário, forçando um recuo da Corte no julgamento de Jair Bolsonaro sobre a trama golpista e criando um ambiente favorável à aprovação de uma anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. As sanções podem ser aplicadas com base na Lei Magnitsky, que permite restrições a autoridades estrangeiras violadoras de direitos humanos, como ocorreu com o procurador do TPI, Karim Khan, no segundo mandato de Trump.