
Política
Lula embarca rumo ao G7 no Canadá e reforça papel do Brasil em debates internacionais
Brasil retoma espaço no fórum após mais de uma década ausente

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta segunda-feira (16) para o Canadá, onde participará da 51ª Cúpula do G7, bloco formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá. O evento acontece em meio à tensão crescente no Oriente Médio, com foco nos confrontos entre Israel e Irã, tema que deve dominar os debates.
Lula pretende destacar a importância da paz e da proteção das populações nas discussões sobre segurança energética. Segundo a CNN Brasil, ele deve condenar os conflitos armados no Oriente Médio e reforçar a necessidade de estabilidade global como caminho para o desenvolvimento.
Essa será a nona participação do presidente brasileiro em reuniões do G7. O Brasil, que voltou a ser convidado em 2023 após mais de dez anos ausente, divide espaço com África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Índia e México.
“A convite do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, parto nesta manhã para o Canadá. Lá, irei representar o Brasil na sessão ampliada da Cúpula do G7, que ocorre nesta terça-feira. Desejo um bom trabalho ao companheiro Geraldo Alckmin, que assume a presidência durante este período”, publicou Lula nas redes sociais. O governo brasileiro vê a presença como estratégica para fortalecer o papel do país em pautas como justiça social, sustentabilidade e reforma nas estruturas de governança mundial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.