Quinta-feira, 26 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

"Saída para o IOF é ir ao STF ou fazer um novo corte", diz Haddad após Congresso vetar decreto

Política

"Saída para o IOF é ir ao STF ou fazer um novo corte", diz Haddad após Congresso vetar decreto

O governo também considera outra duas medidas para responder à derrubada

"Saída para o IOF é ir ao STF ou fazer um novo corte", diz Haddad após Congresso vetar decreto

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 26 de junho de 2025 às 10:57

Atualizado: no dia 26 de junho de 2025 às 11:19

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou defender a judicialização contra a ação dos parlamentares, após o Congresso Nacional derrubar o decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

"Na opinião dos juristas do governo, (a decisão de derrubar o IOF) é flagrantemente inconstitucional", defendeu. "Nem nós devemos nos ofender quando um veto é derrubado e nem o Congresso pode se ofender quando uma medida é considerada pelo Executivo incoerente com o texto constitucional", completou Haddad, em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o ministro, o governo também considera outra duas medidas para responder à derrubada: buscar uma nova fonte de receita ou fazer um novo corte no orçamento que "vai pesar para todo mundo".