Terça-feira, 01 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Haddad se reúne com ministros da Economia da Argentina, China e Rússia em agenda internacional

Política

Haddad se reúne com ministros da Economia da Argentina, China e Rússia em agenda internacional

Ministro da Fazenda participa de encontros no Mercosul e nos Brics; temas incluem acordo com UE, COP30 e expansão comercial com Oriente Médio

Haddad se reúne com ministros da Economia da Argentina, China e Rússia em agenda internacional

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 30 de junho de 2025 às 13:11

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá uma agenda internacional intensa nos próximos dias, com reuniões marcadas com os ministros da Economia da Argentina, China, Rússia, Egito e Emirados Árabes Unidos. Os encontros ocorrem durante a Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, e a Cúpula dos Chefes de Estado dos Brics, no Rio de Janeiro.

Haddad embarca para a capital argentina nesta terça-feira (1º), integrando a comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na agenda, está previsto um encontro com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, solicitado pelo governo argentino. Segundo fontes da Fazenda, a conversa terá tom político.

Durante a cúpula do Mercosul, também está prevista uma reunião entre ministros da Economia e presidentes dos bancos centrais dos países do bloco. O encontro é estratégico para o Brasil, especialmente diante da fase final das negociações do acordo Mercosul-União Europeia. O Brasil assume a presidência rotativa do bloco em julho e permanecerá no comando até o fim do ano.

Na quinta-feira (3), já no Rio de Janeiro, Haddad se reúne com os ministros das Finanças da China, Lan Fo’an, e da Rússia, Anton Siluanov. Entre os temas previstos estão o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o chamado “Banco dos Brics”, e a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Haddad também encontrará representantes do Egito e dos Emirados Árabes Unidos, em um esforço para intensificar os laços comerciais do Brasil com países do Oriente Médio.

A agenda se encerra no sábado (5), com uma reunião bilateral entre ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países do Brics.