
Política
Carta aberta de candidatos à presidência do PT convoca militância para enfrentar crise política
Carta critica postura fiscal e alerta para impacto nas eleições de 2026

Foto: Metropress
Três dos candidatos à presidência nacional do PT, Romênio Pereira, Rui Falcão e Valter Pomar, divulgaram nesta segunda-feira (30) uma carta aberta à militância petista, em alerta do avanço da direita no Congresso e seus esforços para enfraquecer o governo Lula. Eles afirmam que a recente aprovação do Projeto de Decreto Legislativo que revogou mudanças no IOF é um exemplo claro desse ataque, que visa esvaziar os poderes do presidente.
O grupo propõe uma "mobilização popular contra a política fiscal e de juros do Banco Central, além da substituição de ministros alinhados com a direita, os candidatos também sugerem recorrer ao Supremo Tribunal Federal para reverter a revogação do IOF e revisar subsídios aos super-ricos".Eles alertam que essas medidas são essenciais para evitar um ajuste fiscal que prejudique a reeleição de Lula.
A carta conclama a militância a votar nas eleições internas do PT no dia 6 de julho, e enfatiza que essa decisão será crucial para o futuro do partido e do Brasil. A mobilização é vista como uma forma de fortalecer a luta contra os retrocessos políticos e garantir a continuidade dos avanços sociais no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.