
Política
Brasil recupera lugar de potência ambiental, diz Marina Silva
Ministra apontou, nesta quarta-feira (2), queda no desmatamento e crescimento do agronegócio em meio a desafios climáticos

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou o retorno do Brasil à liderança ambiental global, destacando que o país recuperou sua posição de potência ambiental. Nesta quarta-feira (2), ela destacou avanços significativos, como a queda de 46% no desmatamento da Amazônia e 32% no restante do país, enquanto o agronegócio cresceu 15%. Tais resultados foram alcançados por meio de parcerias com estados, municípios, e setores da sociedade.
Silva também comentou que a maioria do agronegócio brasileiro segue dentro da lei, com apenas 2,6% dos imóveis rurais concentrando 60% das irregularidades, defendendo a atuação do Ibama para combater ilegalidades. Sobre os incêndios, a ministra atribuiu o aumento em 2024 a condições climáticas extremas, mas garantiu que o governo alocou quase R$ 1,5 bilhão para enfrentá-los.
A ministra também falou sobre o processo de liberação de agrotóxicos, explicando que a demora se deve a pedidos para produtos já proibidos. Ela ainda ressaltou incentivos para práticas sustentáveis no setor agrícola, como a redução de juros no Plano Safra para agricultores que adotam agricultura de baixo carbono.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.