
Política
Lula se reúne com presidente do Paraguai para tratar acordo sobre Itaipu
As tratativas estão paralisadas desde abril, após a suspensão anunciada pelo Paraguai

Foto: Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o presidente do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado), para um café da manhã nesta quinta-feira (3), às 8h, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. O encontro ocorre antes da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e tem como objetivo tentar destravar as negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que define as bases financeiras da tarifa de energia da hidrelétrica binacional.
As tratativas estão paralisadas desde abril, após a suspensão anunciada pelo Paraguai. O impasse se agravou com a revelação de que a Abin teria organizado um ataque hacker contra autoridades paraguaias envolvidas nas negociações.O Brasil alerta que, sem acordo, poderá rever a tarifa atualmente fixada em US$ 19,28 por Kw/mês, o que pressionaria o Paraguai nas negociações.
Reportagem do portal UOL revelou que a agência teria espionado computadores de autoridades do governo paraguaio para obter informações relevantes para a negociação de tarifas de energia elétrica produzida pela usina de Itaipu. A reportagem diz que o planejamento da operação começou no fim da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi executada já no governo Lula.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.