
Política
Gilmar vê semipresidencialismo como opção frente ao poder do Congresso
Ministro do STF diz que o Brasil vive um “parlamentarismo desorganizado”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes disse nesta quinta-feira (3) que o Brasil vive um “parlamentarismo desorganizado” por causa da relação entre o Executivo e o Legislativo. Esse modelo, segundo ele, ainda não é “bem definido”. A fala ocorreu durante o 13º Fórum de Lisboa, evento do qual é anfitrião. As informações são do Poder360.
Gilmar afirmou que desde 2015 –quando Dilma Rousseff (PT) era presidente e Eduardo Cunha comandava a Câmara dos Deputados– “se estabeleceu o modelo das emendas impositivas e o montante vem só crescendo mais e mais”. Segundo o magistrado, “é preciso que o Congresso tenha poder”, mas que “também tenha responsabilidade”.
Agora, a tensão entre o Congresso e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escalou com a derrubada pelos congressistas dos decretos que aumentavam o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Gilmar Mendes declarou que sua percepção é que a crise é de coordenação e de diálogo –que seria “mais profunda que a crise do IOF”. Segundo ele, o imposto seria “mais um sintoma” dos problemas entre Executivo e Legislativo, algo que “exige reflexão” de todos os lados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.