
Política
Lula e presidente do Paraguai discutem espionagem da Abin e retomada de negociações
Líderes abordam crise bilateral e reafirmam compromisso com diálogo e infraestrutura

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente paraguaio Santiago Peña se reuniram nesta quinta-feira (3), em Buenos Aires, para discutir o caso de espionagem envolvendo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A operação, que está sendo investigada, é acusada de obter informações confidenciais sobre autoridades paraguaias envolvidas nas negociações da usina de Itaipu, de gestão binacional.
Peña expressou sua preocupação com a situação e pediu total transparência das autoridades brasileiras para esclarecer o ocorrido. "E como corresponde a países irmãos, manifestei minha preocupação pelo caso de espionagem e solicitei a vontade plena das autoridades brasileiras para esclarecimentos dos fatos", afirmou o presidente paraguaio.
O episódio, que teve início no governo de Jair Bolsonaro, foi revelado em abril e prejudicou as relações bilaterais, interrompendo negociações sobre o Anexo C de Itaipu, que trata da energia excedente. A operação ilegal é investigada pela Polícia Federal.
Apesar da crise, os presidentes decidiram retomar as conversas sobre o Anexo C e reafirmaram o compromisso com o diálogo. Além disso, discutiram projetos de infraestrutura, como a Ponte da Integração, com obras já avançadas, e o Corredor Bioceânico, uma grande iniciativa de conectividade entre os países.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.