
Política
Lula afirma que Brics é “fiador de um futuro promissor”
Presidente comenta papel dos países emergentes em novo modelo desenvolvimento

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou neste sábado (5), na abertura do Fórum Empresarial do Brics, no Rio de Janeiro, que o grupo “segue como fiador de um futuro promissor”. Ele defendeu o papel dos países emergentes na reforma da arquitetura financeira internacional e na defesa do multilateralismo. O Brics é formado por 11 países do Sul Global, entre eles Brasil, China, Rússia e Índia.
Lula afirmou que o grupo pode liderar um novo modelo de desenvolvimento baseado em agricultura sustentável, indústria verde e bioeconomia. “Nossos países já estão entre os maiores investidores de energia renovável do planeta (...) Possuímos minerais estratégicos essenciais para a transição energética”. Ele também ressaltou a importância do fortalecimento da indústria da saúde para ampliar o acesso a medicamentos.
O presidente defendeu uma governança multilateral para a inteligência artificial: “Na ausência de diretrizes claras coletivamente acordadas, modelos gerados apenas com base na experiência de grandes empresas de tecnologia vão se impor”. Lula ainda mencionou os conflitos internacionais e disse que a cúpula do Brics “certamente apontará soluções para essa situação”. O fórum debate temas como segurança alimentar, transição energética e inclusão financeira.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.