Segunda-feira, 07 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Na abertura do Brics, Lula critica aumento de gastos militares da Otan

Política

Na abertura do Brics, Lula critica aumento de gastos militares da Otan

Presidente afirmou também que Organização do Tratado do Atlântico Norte, ao aumentar gastos com defesa, alimenta a guerra armamentista

Na abertura do Brics, Lula critica aumento de gastos militares da Otan

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 06 de julho de 2025 às 13:25

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou neste domingo (6) na 17ª Cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro e vai até esta segunda (7).

Segundo Lula, o encontro ocorre em um momento de "cenário global mais adverso", com "número inédito de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial". Além disso, o chefe do Executivo criticou guerras, em oposição às expectativas iniciais de deixar o assunto para um segundo plano.

Também afirmou que decisão recente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — em aumentar gastos com defesa — alimenta a corrida armamentista. "É mais fácil destinar 5% do PIB para gastos militares do que alocar os 0,7% prometidos para Assistência Oficial ao Desenvolvimento", disse.

"Isso evidencia que os recursos para implementar a Agenda 2030 existem, mas não estão disponíveis por falta de prioridade política. É sempre mais fácil investir na guerra do que na paz", prosseguiu o presidente. Segundo ele, falta "prioridade política".