
Política
Putin discursa remotamente na Cúpula do Brics e cobra mais cooperação entre países
Putin desistiu de vir ao Rio pelo risco de ser preso, como requer o Tribunal Penal Internacional, que o acusa de crime de guerra na Ucrânia

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursou remotamente neste domingo (6) na Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro. A fala foi transmitida ao vivo de Moscou, por videoconferência, e acompanhada pelos demais líderes do bloco. Putin também acompanhou outras intervenções ao longo do encontro.
Apesar da participação remota, o governo brasileiro optou por não transmitir publicamente, em tempo real, as falas de Putin e dos demais chefes de Estado e delegações presentes ao evento.
Durante sua intervenção, o líder russo afirmou que o modelo liberal de globalização está se tornando obsoleto. Ele defendeu ainda que os países do Brics ampliem a cooperação em áreas como recursos naturais, logística, comércio e finanças.
Putin não veio ao Brasil para o encontro. Em seu lugar, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, representou o país presencialmente. O presidente russo poderia ser preso caso desembarcasse em território brasileiro, por conta do mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.