
Política
Lula e presidente de Cuba se reúnem para almoço nesta segunda
Presidente da Cuba cita sanções impostas por Trump como agravante da crise

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, têm encontro marcado nesta segunda-feira (7), às 14h, para um “almoço de trabalho” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). A agenda ocorre durante a visita do mandatário cubano ao Brasil para a cúpula do Brics, realizada pela primeira vez com sua participação.
Díaz-Canel afirmou no domingo (6), em reunião com políticos, que “Cuba está vivendo tempos muito difíceis”. Segundo ele, embora a revolução sempre tenha enfrentado pressões, o cenário se agravou após o governo de Donald Trump. Para o presidente cubano, o país vive “sob pressão máxima” desde 2020.
A visita ocorre em meio à dívida de US$ 1,2 bilhão que Cuba mantém com o Brasil. O tema não foi abordado publicamente, mas a conjuntura econômica da ilha e as sanções dos EUA complicam as negociações. As falas de Díaz-Canel reforçam o impacto dessas restrições no país.
No mesmo dia, Trump anunciou uma nova taxa de 10% para “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics”. O republicano afirmou que “não haverá exceções a essa política”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.