
Política
Gleisi critica Trump e defende Judiciário brasileiro: "Cuide dos seus próprios problemas"
Ministra das Relações Institucionais se manifestou após presidente dos EUA defender Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais

Foto: Valdenio Vieira / SEAUD-PR
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou nesta segunda-feira (7) o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após ele sair em defesa de Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais. Em publicação na plataforma X, a petista afirmou que Trump “deveria cuidar dos seus próprios problemas” e “respeitar a soberania do Brasil e de nosso Judiciário”.
Mais cedo, Trump classificou Bolsonaro como vítima de uma “caça às bruxas” e disse que o ex-presidente brasileiro deveria ser julgado apenas “pelos eleitores do Brasil”.
Em resposta, Gleisi afirmou que Trump está “muito equivocado” ao tentar interferir no processo judicial brasileiro. “O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais. Hoje ele responde pelos crimes que cometeu contra a democracia e o processo eleitoral no Brasil”, escreveu.
Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por sua suposta participação em uma trama golpista após as eleições de 2022. Ele é acusado de cinco crimes, entre eles organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
“Não se pode falar em perseguição quando um país soberano cumpre o devido processo legal no estado democrático de direito, que Bolsonaro e seus golpistas tentaram destruir”, acrescentou a ministra.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.