
Política
Brasil e Índia pedem vagas permanentes em conselho de segurança da ONU
Os líderes firmaram acordos nas áreas de combate ao terrorismo, energia renovável e transformação digital

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (8), em Brasília, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em visita de Estado. Após a reunião, Lula defendeu maior protagonismo de Brasil e Índia na governança global e reiterou o pedido para que ambos passem a integrar o Conselho de Segurança da ONU como membros permanentes.
"O que é mais importante é que Brasil e Índia têm um potencial extraordinário e, por isso, reivindicamos o direito de participar no Conselho de Segurança da ONU. Não é mais possível a gente ver a ONU enfraquecida, não sendo levada em consideração. E os membros fixos [permanentes] do Conselho, que deveriam primar pela paz, são os que mais estimulam a guerra", disse Lula.
Durante o encontro, os líderes firmaram acordos nas áreas de combate ao terrorismo, energia renovável e transformação digital. Lula e Modi também destacaram a importância da ampliação do comércio bilateral, com a meta de alcançar US$ 20 bilhões nos próximos cinco anos e expandir o acordo Mercosul-Índia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.