Sábado, 12 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Alckmin lidera articulação do Brasil ao tarifaço de Trump

Política

Alckmin lidera articulação do Brasil ao tarifaço de Trump

Presidente diz que reciprocidade será adotada se não houver acordo

Alckmin lidera articulação do Brasil ao tarifaço de Trump

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 12 de julho de 2025 às 13:00

O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (11) que o governo brasileiro prepara medidas em resposta à tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos nacionais, com início previsto para 1º de agosto. A coordenação do diálogo com o setor produtivo ficará sob responsabilidade de Alckmin, por decisão do presidente Lula.

O Executivo definirá nos próximos dias os integrantes do comitê que discutirá as ações contra a sobretaxa. A ideia é reunir empresários de áreas impactadas, como carne bovina, café, suco de laranja, indústria de tecnologia e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O grupo também analisará alternativas, como a abertura de novos mercados, caso as negociações com os EUA fracassem.

Lula voltou a defender retaliação caso não haja acordo. “Se não tiver jeito no papo, nós vamos estabelecer a reciprocidade: ‘Taxou aqui, vamos taxar lá’”, declarou. Alckmin considerou a medida americana “totalmente equivocada” e destacou que o Brasil mantém alíquota média de 2,7% para produtos dos EUA.

Além dos empresários, ministérios como Itamaraty, Fazenda, Casa Civil e Relações Institucionais foram acionados para tentar uma saída diplomática antes da vigência da nova tarifa.