
Política
Presidente do União Brasil vai comandar federação com PP
Cargo será simbólico e decisões serão compartilhadas com Ciro Nogueira

Foto: Divulgação
O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, será o líder da federação partidária União Progressista, formada em aliança com o PP. A formalização da escolha ocorrerá após homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Rueda deve permanecer no cargo por quatro anos. A Justiça Eleitoral ainda não tem prazo definido para aprovação, mas os partidos planejam protocolar o pedido em agosto, esperando conclusão em até dois meses.
A escolha de Rueda é considerada mais simbólica, já que todas as decisões da federação precisarão ser tomadas em conjunto com o vice-presidente da entidade, Ciro Nogueira, presidente do PP. Segundo integrantes das cúpulas dos dois partidos, essa divisão foi pensada para manter o equilíbrio e representar os dois lados da aliança de maneira equitativa.
A federação foi oficialmente lançada em abril, mas na época ainda havia indefinições sobre sua liderança, com menção a uma “cogestão” entre Rueda e Ciro. Antes mesmo do lançamento, o ex-presidente da Câmara Arthur Lira chegou a ser apontado como possível presidente da federação, mas a ideia não se concretizou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.