
Política
Rui Costa critica postura da família Bolsonaro após tarifa dos EUA ao Brasil
Ministro critica apoio de Eduardo Bolsonaro a Trump e afirma que atitudes da família traem interesses do Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou, neste domingo (13), as declarações da família Bolsonaro após os Estados Unidos imporem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, os vídeos divulgados por filhos do ex-presidente lembram "filmes de sequestradores", em que se impõem condições para obter vantagens, e demonstram submissão a interesses estrangeiros.
“Eu vi os vídeos dos filhos dele [Jair Bolsonaro]. Parece aqueles vídeos de filmes de sequestradores. O cara começa a estipular a condição e diz: ou você só me paga, ou faz o que eu quero, pago o preço, ou vocês vão sofrer as consequências. Parece vídeo de sequestrador que impõe às famílias condições para devolver o seu ente querido”, afirmou.
A medida foi anunciada por Donald Trump como forma de apoio a Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe. Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado e filho do ex-presidente, comemorou a decisão nos Estados Unidos. Para Rui Costa, esse comportamento ultrapassa os limites éticos e representa traição ao país.
O ministro também relembrou a gestão da pandemia sob Bolsonaro, classificando-a como desastrosa e associando o atual posicionamento da família a atitudes ainda mais graves. Rui afirmou que o episódio será lembrado como mais um capítulo negativo da história recente do Brasil. Jair, Flávio e Eduardo Bolsonaro não se manifestaram até a publicação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.