Segunda-feira, 14 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Rui Costa critica postura da família Bolsonaro após tarifa dos EUA ao Brasil

Política

Rui Costa critica postura da família Bolsonaro após tarifa dos EUA ao Brasil

Ministro critica apoio de Eduardo Bolsonaro a Trump e afirma que atitudes da família traem interesses do Brasil

Rui Costa critica postura da família Bolsonaro após tarifa dos EUA ao Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de julho de 2025 às 14:30

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou, neste domingo (13), as declarações da família Bolsonaro após os Estados Unidos imporem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, os vídeos divulgados por filhos do ex-presidente lembram "filmes de sequestradores", em que se impõem condições para obter vantagens, e demonstram submissão a interesses estrangeiros.

“Eu vi os vídeos dos filhos dele [Jair Bolsonaro]. Parece aqueles vídeos de filmes de sequestradores. O cara começa a estipular a condição e diz: ou você só me paga, ou faz o que eu quero, pago o preço, ou vocês vão sofrer as consequências. Parece vídeo de sequestrador que impõe às famílias condições para devolver o seu ente querido”, afirmou.

A medida foi anunciada por Donald Trump como forma de apoio a Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe. Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado e filho do ex-presidente, comemorou a decisão nos Estados Unidos. Para Rui Costa, esse comportamento ultrapassa os limites éticos e representa traição ao país.

O ministro também relembrou a gestão da pandemia sob Bolsonaro, classificando-a como desastrosa e associando o atual posicionamento da família a atitudes ainda mais graves. Rui afirmou que o episódio será lembrado como mais um capítulo negativo da história recente do Brasil. Jair, Flávio e Eduardo Bolsonaro não se manifestaram até a publicação.