Segunda-feira, 14 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PT pede ao STF cassação de Eduardo Bolsonaro por manobra com tarifa dos EUA

Política

PT pede ao STF cassação de Eduardo Bolsonaro por manobra com tarifa dos EUA

Ação liga atuação do deputado à tentativa de anistia para Jair Bolsonaro

PT pede ao STF cassação de Eduardo Bolsonaro por manobra com tarifa dos EUA

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 14 de julho de 2025 às 11:26

O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou uma ação pedindo a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (13). O pedido acontece após a imposição de tarifas comerciais ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos. A petição, enviada ao ministro Alexandre de Moraes, aponta que o parlamentar estaria tentando utilizar o episódio para interferir no processo criminal contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ex-chefe do Executivo é réu no STF por tentativa de golpe de Estado e também responde por acusações como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e destruição de patrimônio tombado. O partido alega que Eduardo age para atrelar a crise comercial à concessão de anistia ao pai.

“Eduardo Bolsonaro vergonhosamente tem trabalhado, ostensivamente, para associar a solução desta crise diplomática com os EUA (ou seja, a revogação da tarifa de 50% contra o comércio brasileiro), com a 'anistia ampla, geral e irrestrita'”, diz documento encaminhado ao ao STF. Para o PT, isso configura tentativa de obstruir investigações em curso.

A sigla também afirma que Eduardo age contra os interesses do país ao endossar medidas estrangeiras prejudiciais à economia nacional, com o objetivo exclusivo de enfraquecer as apurações envolvendo aliados e familiares.