Quarta-feira, 16 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Pesquisa AtlasIntel mostra alta na avaliação positiva de Lula após tarifaço de Trump

Política

Pesquisa AtlasIntel mostra alta na avaliação positiva de Lula após tarifaço de Trump

Levantamento feito em parceria com a Bloomberg indica ainda que aprovação do presidente é a melhor registrada pelo instituto em 2025

Pesquisa AtlasIntel mostra alta na avaliação positiva de Lula após tarifaço de Trump

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Jairo Costa Jr. no dia 15 de julho de 2025 às 15:02

Nova pesquisa do instituto AtlasIntel, feita em parceria com a Bloomberg e divulgada nesta terça-feira (15), mostra uma ligeira reversão da curva de impopularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma melhora nos índices de avaliação positiva do petista, a reboque da polêmica envolvendo o tarifaço de 50% impostos sobre produtos brasileiros pelo presidente do Estados Unidos, Donald Trump. 

De acordo com o levantamento realizado entre sexta-feira (11) e domingo (13), a aprovação de Lula subiu para 49,7%, 2,4 pontos percentuais a mais do que o registrado pelo AtlasIntel em junho. Trata-se do melhor resultado obtido por ele em 2025. Em movimento contrário, a desaprovação do presidente recuou para 50,3%, a menor taxa desde outubro de 2024, quando a avaliação negativa de Lula atingiu 51,8%. 

A melhora na popularidade do presidente coincide justamente com a postura mais dura adotada pelo governo após o tarifaço de Trump. O que reforça a percepção de que Lula acertou na condução da queda de braço com a Casa Branca. Para 44,8% dos eleitores ouvidos pelo instituto, a reação do petista foi adequada. Outros 27,5% a classificaram como agressiva e 25,2% como fraca.

Outros dados vão no mesmo sentido. Indagados sobre a capacidade de representar o Brasil internacionalmente, 61,1% acham Lula mais eficiente que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já a confiança no potencial do governo de negociar uma saída para o impasse com os EUA  foi de 47,9%. No total, 62,2% consideraram as tarifas americanas para importados brasileiros como injustificadas.

As opiniões sobre as motivações do ex-presidente dos EUA  foram bastante divididas. Conforme o instituto, 40,9% enxergam as sanções comerciais como uma retaliação ao papel do Brasil no Brics, enquanto 36,9% atribuem a medida à influência da família Bolsonaro na política norte-americana.

Ainda de acordo com a pesquisa, 43,4% acham a gestão do petista ótima ou boa, contra 49,4% dos que a veem como ruim ou péssima. Outros 7,2% classificaram a administração de Lula como regular. Essa é a primeira vez desde abril que a avaliação negativa fica abaixo dos 50%., aponta a nova pesquisa feita junto a 2.841 entrevistados de forma online, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.