
Política
Encarregado de negócios dos EUA abre diálogo com parlamentares e combina encontro com Motta e Alcolumbre
Gabriel Escobar esteve com o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, e com o senador Nelsinho Trad

Foto: Carlos Moura/Agência Senado
O encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, buscou interlocução com parlamentares brasileiros na tentativa de amenizar as tensões provocadas pelas ameaças de novas tarifas feitas pelo presidente americano, Donald Trump.
Segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), Escobar demonstrou disposição para o diálogo, e uma reunião com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), já foi agendada. Na conversa, Randolfe demonstrou preocupação quando Escobar disse que um parlamentar brasileiro estava em contato com a Casa Branca, sem que o nome de Eduardo Bolsonaro fosse citado.
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está morando nos Estados Unidos e tem conversado com aliados de Trump sobre retaliações ao Brasil e ao Poder Judiciário. "O embaixador reportou para mim que um deputado estava atuando lá e, por isso, ele estava procurando o parlamento brasileiro. Ele pediu um encontro com Motta e Alcolumbre. Eu disse que a posição desse deputado nos EUA não refletia a posição do parlamento brasileiro e que isso poderia ser dito pelos presidentes das Casas. Eu destaquei que o Brasil vive sobre uma democracia e que esse governo, inclusive, havia sido vitima de uma tentativa de golpe de Estado", afirmou Randolfe Rodrigues.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.